Já pensou em ter deliciosos e lindos morangueiros em vasos no conforto da sua casa? Eles podem crescer facilmente em vasos e ocupar pouco espaço. São perfeitos para uma horta vertical em apartamentos ou em varandas, por exemplo.
Cultivar morangueiros fora do solo pode ajudar a reduzir os problemas de pragas, evitando o uso de produtos químicos de jardim, como pesticidas e herbicidas, atinjam suas plantas.
Eu adoro comer morangos ( quem não gosta, né?) e super recomendo cultivá-los em vasos sem agrotóxicos. O morango é muito saudável e rico em antioxidantes, importantes para a memória.
Antes de começar a falar sobre morangos em vasos, vou apresentar brevemente as características botânicas desta planta.
Características Botânicas Dos Morangos
- O morango de horta é uma espécie híbrida (mistura de diferentes espécies –Fragaria × ananassa) amplamente cultivada do gênero Fragaria, família botânica Rosaceae (mesma família das rosas).
- É um híbrido das espécies F. chiloensis e F. virginiana, nativa das Américas.
- Existe também uma espécie europeia, Fragraria vesca L. ou morango silvestre, que não é cultivada comercialmente e ocorre desde as montanhas alpinas até às florestas da europa.
- O gênero Fragaria é comum a diferentes espécies de morangos silvestres e são plantas perenes (de vida longa).
- O morango de horta é uma “fruta secundária agregada”, não é uma baga. Isso significa que a parte carnuda não deriva dos ovários da planta, mas do receptáculo (onde estão fixadas as partes da flor). Cada “semente” aparente na parte externa do fruto é um dos ovários da flor com uma semente dentro dele.
Cultura de Morangos No Brasil
De acordo com a Embrapa Clima Temperado (1):
- No Brasil, o morangueiro se adapta bem desde o sul de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul;
- Também pode ser cultivada em regiões quentes, como o cerrado, porém as mudas devem ser armazenadas a 4 graus C, por cerca de quinze ou vinte dias, para depois serem plantadas em canteiros ou vasos;
- O cultivo do morango é anual, embora seja uma planta perene (ver acima); e
- O Estado de São Paulo é o principal produtor nacional em larga escala, seguido pelo Rio Grande do Sul.
Cultivo de Morango Em Zonas Temperadas
As plantas de morangos prosperam muito bem nas zonas temperadas da Terra, acima e abaixo das zonas tropicais equatoriais. Contudo, eles não suportam muito bem as condições tropicais sem algum tipo de controle climático. Isso dificulta o cultivo nessas areas.
Onde E Quando Plantar
Os morangos são uma das primeiras plantas que surgem na primavera. Os frutos aparecem quando o clima esquenta para anunciar a chegada do verão. Você pode cultivar plantas a partir das sementes ou cortar o estolho (ou estolão, tipo de caule de crescimento horizontal, geralmente aéreo ou sub-aéreo que origina uma nova planta, veja figura abaixo).
- Para variedades juninas(2), recomenda-se remover as flores desde o primeiro ano para estimular sistemas radiculares saudáveis e estolhos vigorosos.
- Para plantas perenes e neutras (2), as flores devem ser removidas até junho do primeiro ano, mas permitir que as plantas floresçam e dêem frutos depois de junho.
Para saber mais sobre as variedades, leia aqui.
Dica: se você quiser morangos na primeira temporada, plante variedades perenes ou neutras para o dia, ou plante variedades juninas em combinação com um dos outros tipos. Plantar uma variedade de tipos não alterará a floração ou a produção de nenhum tipo.
Tamanho E Tipo De Vaso
- Use vasos ou potes com boa drenagem, com vários orifícios de drenagem no fundo ou vários orifícios em todo o recipiente, é a melhor maneira para o cultivo de morangueiro.
- Os morangos podem caber em vasos pequenos com pelo menos quinze centímetros de profundidade, pois têm uma pequena raiz. Você deve obter de quatro a cinco morangos por planta em um ano quente se mora em uma cidade de clima temperado.
- Experimente plantá-las em um vaso longo e estreito, tipo floreira, se quiser mais plantas; isso incentivará a planta a enviar estolhos, eventualmente desenvolvendo-se em plantas completas. No entanto, você precisará de água com mais frequência quanto menor for o recipiente.
- Recomenda-se colocar morangos da variedade perene em um canteiro elevado de madeira, em vez de vaso. Assim a planta se espalha mais rapidamente.
Dica: os morangueiros não gostam de temperaturas muito altas. É por isso que no Brasil são mais comuns em regiões frias. Portanto, escolha um recipiente ou vaso de cor clara se você mora em climas quentes/tropicais para manter as raízes mais frescas.
Prepare As Plantas
Você pode usar estacas/mudas ou coroas de raízes. Se você escolher mudas, deverá esperar que as coroas dormentes das raizes nua cresçam e se estabeleçam. Plante até três pés de morangueiro por metro quadrado de solo ou substrato, pois os morangueiros preferem mais espaço livre nos vasos.
Substrato Para Os Vasos
Escolher uma mistura de substrato solta e argilosa que possa armazenar umidade e drenar o excesso de água é a condição ideal para morangos cultivados em vasos. Use um vaso com pelo menos um orifício de drenagem no fundo.
Onde Colocar Os Vasos
Para produzir muitas flores e frutos, coloque o vaso em um local que receba pelo menos oito a doze horas de sol todos os dias.
Para garantir que as plantas cresçam uniformemente quando apenas uma direção de luz estiver disponível, gire o recipiente a cada três ou quatro dias, se possível.
Certifique-se de que as plantas também estejam protegidas. Elas não toleram exposição direta ao sol, se os dias forem muito quentes, por um longo período.
Regue Suas Plantas
Regue os morangos sempre que sentir que a terra os substrato está seco, cerca de 2,5 cm abaixo da superfície, ou cerca de duas vezes por semana.
Os morangos não gostam de muita água. O substrato não deve estar molhado constantemente. Mantenha o solo levemente úmido, mas não saturado, para proporcionar o clima ideal para a formação dos frutos.
Fertilize Suas Plantas
Em geral, as plantas alimentícias, como vegetais e ervas em vasos, precisam de alguma nutrição adicional. Dê aos seus morangos uma alimentação balanceada com fertilizante líquido ou sólido a cada três ou quatro semanas para manter os níveis de nitrogênio elevados no substrato.
Para fertilizar organicamente é necessário manter a produtividade e as faixas de nitrogênio(4):
- Farinha de peixe, farelo de soja e farinha de alfafa são ótimas fontes de nitrogênio.
- O estrume envelhecido também é uma boa opção; no entanto, você só pode adicionar um pouco de nitrogênio aos morangos.
- Quantidades excessivas de nitrogênio podem reduzir a produção de frutas e matar ou queimar morangos. Estrume de galinha cru não é recomendado para morangueiros.
Como Colher
Quando estiverem maduros e prontos, cairão facilmente em suas mãos. Os morangos da horta são mais doces e saborosos do que os morangos comprados no supermercado.
Cuidados Com As Plantas De Morango Durante O Inverno
Em clima temperado:
- No outono, você deve cobrir completamente o vaso para que as plantas fiquem protegidas e possam sobreviver ao inverno se você vive em um clima temperado.
- Lembre-se de que elas são perenes, então as plantas podem viver por anos se você as regar e aplicar cobertura morta de acordo.
- No inverno, as raízes podem congelar em áreas mais frias, por isso certifique-se de que seus vasos não quebrarão se forem deixados em temperaturas congelantes.
- Uma alternativa é transportar os vasos para uma garagem ou área protegida durante o tempo frio. Regue quando o solo ficar muito seco.
Se você mora em áreas tropicais, não precisa seguir as recomendações acima.
Resumindo
As plantas de morango são um ótimo complemento para a sua horta. São plantas lindas e não exigem muitos cuidados depois de estabelecidas. Fertilize e regue suas plantas adequadamente para que produzam frutos deliciosos e nutritivos.
Já plantou morangos em vasos? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo!