Horta ou jardinagem em casa é um passo em direção a uma vida mais saudável.
Você se pergunta o que pode fazer para melhorar sua saúde mental em casa? Já pensou em montar uma horta caseira, mas não sabe quais são os benefícios de cultivar plantas em casa? Existem muitas informações por aí, mas fique aqui neste artigo – você entenderá como é bom para sua saúde ter uma horta caseira.
Horta para saúde mental
O que a ciência diz sobre isso?
A horticultura tem sido usada há muito tempo como método terapêutico para a saúde mental de pessoas com condições médicas como demência, ansiedade e epilepsia (1,2).
No geral, ela pode ajudar a melhorar o funcionamento físico, cognitivo, social e emocional de acordo com o professor Gwenn Fried, gerente de Terapia de Horticultura da Rusk Rehabilitation da NYU Langone, Estados Unidos. Ele acrescenta que “a natureza tem um enorme impacto na saúde e no bem-estar”, diz Fried. “Sabemos que os níveis de cortisol ( hormônios do estress) das pessoas diminuem em um ambiente calmo e verde.”
Portanto, as atividades horticulturais ou de jardinagem beneficiam a saúde mental, aumentando o bem-estar mental, o envolvimento, a sensação de significado e realização dos praticantes. Além disso reduz os graus de comportamentos agitados.
Estudos também mostram a eficácia da horticultura or jardinagem em indivíduos saudáveis(3). Dr. Charles Guy, do Departamento de Horticultura Ambiental da Universidade da Flórida(4), afirma que estudos mais recentes mostraram resultados positivos também para pessoas saudáveis. A pesquisa diz o seguinte:
Grupo estudado: mulheres com idades entre 26 e 49 anos divididas entre atividades artísticas e jardinagem/horta, formando assim dois grupos distintos.
O que testaram: os participantes foram testados medindo ansiedade, depressão, estresse e humor.
Resultados: os autores descobriram que ambos os grupos melhoraram a sua saúde mental ao longo do tempo, mas o grupo de jardinagem relatou menos ansiedade do que o grupo de artes.
Essas respostas positivas podem estar relacionadas a história da evolução humana, como alimentação, abrigo e meios de sobrevivência. Dependemos e crescemos rodeados pela natureza. É óbvio que ter um jardim or horta em casa trará benefícios significativos.
Outros benefícios da horta para a saúde
A ciência explica que os benefícios do cultivo de plantas, flores e vegetais vai de exposição ao ar fresco, e ao sol, contato com o solo e atividades físicas (5).
Vou explicar cada um abaixo:
Contato com o ar fresco – este limpa os pulmões e melhora a circulação sanguínea, revertendo em energia e vitalidade. O oxigênio ajuda a aumentar os níveis cerebrais de serotonina, combater a ansiedade e a depressão e manter um estado emocional saudável e de bem-estar.
A exposição à luz solar – de forma moderada – traz benefícios, pois os raios UV podem matar germes e bactérias, tendo um efeito desinfetante. Além disso, a luz solar também induz o cérebro a produzir serotonina, um antidepressivo eficaz que trata transtornos afetivos sazonais mais comuns nos períodos de inverno, especialmente se reside em um lugar mais frio.
Contato com o solo – Todo jardineiro or horticulturista conhece a abundância diversificada de microrganismos no solo/solo, e a maioria deles é benéfica até para os humanos, fortalecendo o sistema imunológico e protegendo na infância contra riscos futuros de asma e alergias.
- Estudo mostra que microrganismos, como o Mycobacterium vaccae, achado no solo, pode atuar como antidepressivos e estimular a produção de serotonina pelos neurônios(6).
Atividade de plantio – cada pessoa deve participar dentro de seus limites físicos. Mas levantar e abaixar, por exemplo, são exercícios que, na prática, fortalecem o corpo físico e grupos musculares e ossos, contribuindo para o equilíbrio e a resistência física, promovendo mais saúde.
Produzir alimentos saudáveis – frutas, verduras e ervas cultivadas da sua horta sem aditivos químicos, ampliam as vantagens. Alimentos recém colhidos possuem alto valor nutricional, sendo assim introduz mais saúde no dia-a-dia!!!
Atividade divertida e social – atividades sociais como montagem da horta, rega e colheitas juntos ajudam na saúde mental pois reduz estress e sintomas depressisos. Adultos e crianças podem participar juntos de todas as etapas. Portanto, os participantes que consomem alimentos são aqueles que participaram do plantio.
Qual é a minha experiência?
Desde que comecei a me dedicar à horta em vasos nos locais onde morei e onde moro atualmente, noto que me sinto mais tranquila e menos ansiosa enquanto em contato com minhas plantas. Essas atividades de semear, plantar, podar, puxar vasos aqui e ali, colher frutos e vegetais para minhas refeições, têm trazido um bem-estar significativo para mim no meu dia-dia.
Se você sofre com problemas de ansiedade, tristeza, desânimo típicos da depressão, cultivar uma horta em casa é uma terapia maravilhosa e eficiente. Existem grupos terapêuticos que utilizam a horticultura como ferramenta terapêutica. Veja aqui
Ter uma horta em casa é uma ótima maneira de melhorar sua saúde mental e física, e introduzir um estilo de vida mais saudável para você e sua família.
Então, vamos manter a calma e fazer horta em casa?
Resumindo
A atividade da horta em casa traz vários benefícios para sua saúde em geral. Entre eles são:
- Melhora a saúde mental de quem pratica
- Contanto com ar fresco limpa os pulmões e melhora a circulação sanguínea
- A exposição à luz solar pode trazer benefícios, pois os raios UV podem matar germes e bactérias e induz o cérebro a produzir serotonina, um antidepressivo natural do corpo
- Contato com a diversificada de microrganismos no solo é benéfica para os humanos
- Atividade de plantio é uma forma de praticar exercícios
- Produzir alimentos saudáveis sem aditivos químicos
- Atividade divertida e social entre adultos e crianças
Começe uma horta caseira em vasos de vegetais/ervas hoje mesmo!!!! Se você gostaria de ter um horta em vaso ou já tem experiência com horta em casa, compartilhe nos comentários abaixo.